Mais de 40 países estão interessados em aderir ao grupo BRICS

O embaixador sul-africano no grupo BRICS, Anil Sookhlal, anunciou, durante o último fim-de-semana, que está a haver um crescente número de países interessados em aderir à aliança, assinalando, em diante, que mais de 70 chefes de Estado estarão presentes na sua cimeira, marcada para 22 e 24 de Agosto próximo, na cidade de Joanesburgo.
Citado pela revista noticiosa Forbes, o diplomata afirmou que o bloco está a receber “muitos” pedidos de vários países que procuram a sua adesão à organização.
Dados avançados na semana passada mostram que 44 países manifestaram interesse em fazer parte da aliança.
Sookhlal explicou que 22 destes países já apresentaram formalmente a sua candidatura e igual de outros manifestaram intenção de integrar ao grupo, que compreende Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
O diplomata disse esperar que, até ao fim deste ano, estes países sejam admitidos como novos membros do bloco.
A Argentina e várias nações da América Latina solicitaram formalmente a sua adesão. Outros países pretendendo juntar-se ao bloco, segundo Sookhlal, são a Arábia Saudita e Emiratos Árabes Unidos.
Apontou que a cimeira de Joanesburgo que, espera decidir a expansão do grupo até ao final deste ano, prevê lançar uma nova moeda.
A Bloomerg, citando as autoridades sul-africanas, revelou que mais de 70 chefes de Estado estarão presentes no encontro.
Nos seus esforços para um mundo multipolar, o grupo tem vindo a angariar apoio quase de todo o mundo, especialmente do Global Sul.
A reunião é considerada como a maior de sempre para a aliança, porque, segundo Sookhlal, “nunca tivemos um maior presença como esta. Em 2018, estiveram presentes todos os chefes de Estado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e líderes do Global Sul”.
Imbondeiro News
Comentários