Presidente Nyusi em visita à Rússia até sábado

O Presidente da República, Filipe Nyusi, realiza, a partir de hoje (quinta-feira) até sábado, uma visita de trabalho à Federação Russa, à convite do seu homólogo russo, Vladimir Putin.
Um comunicado da Presidência da República indica que durante a visita, o estadista moçambicano vai participar na segunda cimeira Rússia-África, a ter lugar em São Petersburgo, sob lema “Em prol da paz, segurança e desenvolvimento”.
A nota refere que “a participação de Nyusi nesta cimeira tem em vista o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação entre a Rússia e o continente africano em vários domínios de interesse mútuo, bem como ao nível bilateral”.
Fontes oficiais russas dizem estar prevista uma reunião entre os dois chefes de Estado, à margem desta cimeira.
Analistas consideram que o encontro entre Nyusi e Putin vai servir para reafirmar a neutralidade de Moçambique no conflito russo-ucranino, além de reforçar a cooperação bilateral.
Ainda hoje, segundo as mesmas fontes, os presidentes de Moçambique, Comores, Zimbabwe, Burundi, Eritrea e Uganda, vão reunir-se com o seu homólogo russo, à margem da cimeira que vai decorrer até sexta-feira.
Estarão presentes na reunião 49 representantes dos 54 países africanos, incluindo 17 chefes de Estado, pese embora tenha havido pressões pelos Estados Unidos da América e França para os países africanos não participarem no encontro.
Contudo, espera-se que nesta reunião a Rússia e os países africanos assinem um “plano de acção até 2026” e uma série de documentos bilaterais, esperando-se que a relação vá além dos acordos na área da defesa e venda de armas.
Imbondeiro News
Comentários