Nyusi reivindica expulsão de terroristas em todos distritos de Cabo Delgado

O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou, na noite transacta em Maputo, a expulsão de terroristas de todos os distritos que ocupavam, até em 2021, na província nortenha de Cabo Delgado.
Falando numa recepção oferecida ao seu homólogo queniano, William Ruto, que está em visita de Estado de três dias a Moçambique, Nyusi reivindicou que “as nossas Forças de Defesa e Segurança, assistidas pela força local, continuam a perseguir, sem tréguas, os terroristas, tendo-os desalojado de todos os distritos que ocupavam até 2021”.
O estadista moçambicano disse que “prosseguem os esforços de luta contra os terroristas que atacam alguns distritos da província, conjugando a cooperação multilateral e bilateral da SADC, através da Missão Militar da África Austral SAMIM e do Ruanda, respectivamente”.
O primeiro dia da visita do Presidente Ruto foi marcado com a assinatura de quatro memorandos de entendimento e igual número de acordos, um dos quais cobrindo a área da defesa.
Dirigindo-se ao Presidente Ruto, Nyusi apontou que “porque os desafios de combate ao terrorismo são comuns e exigem esforços concertados, mesmo antes de um acordo formal no domínio de defesa e segurança, já temos vindo a trabalhar com o seu país, acolhendo a experiência queniana, que também tem enfrentado este flagelo com sucesso ao longo dos anos”.
Contudo, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) diz que o conflito em Cabo delgado já provocou um milhão de deslocados, e o projecto de registo de conflitos (ACLED) situa em cerca de 4.000 mortes.
Imbondeiro News
Comentários