Zuma recebe perdão especial e não será novamente preso

 Zuma recebe perdão especial e não será novamente preso

O governo sul-africano anunciou, hoje, que o antigo Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, acaba de beneficiar de um “perdão especial” presidencial, pelo que não voltará mais a cumprir uma pena de prisão de 15 meses.

A informação foi anunciada, em Pretória, a capital sul-africana, pelo ministro da Justiça e serviços Correccionais, Ronald Lamola, e Comissário Nacional de Serviços Correccionais, Makgothi Thobakgale.

Em conferência de imprensa, Lamola afirmou que o Presidente da República, Cyril Ramaphosa, aprovou um “perdão especial” a infractores “não violentos” no país.

Recorde-se, entretanto, que o Tribunal Constitucional da África do Sul indeferiu em Julho um pedido de recurso do governo contra o seu reencarceramento, decidido pelo Supremo Tribunal de Recurso sobre a liberdade condicional médica concedida a Zuma.

Até 06 de Agosto de 2021, Zuma, de 81 anos, estava em liberdade condicional médica fora da prisão, onde cumpria uma pena de 15 meses, em conexão com recusa de comparecer perante uma comissão de inquérito relacionada com um caso de corrupção, entre 2009 e 2018, quando esteve a assumir os destinos do país.

No entanto, a Presidência da República sul-africana lembra a onda de violência em Julho de 2021 ter causado mais de 300 mortos e 2.500 detenções, relacionada com o aprisionamento de Zuma.

Zuma também enfrenta acusações relacionadas com subornos que alegadamente terá recebido de uma firma francesa, num negócio de aquisição de armas em 1999.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados