FADM anunciam abate do vice-comandante dos terroristas em Cabo Delgado

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) anunciaram, hoje (quarta-feira), terem abatido dois elementos da estrutura terrorista que opera na província de Cabo Delgado, incluindo o vice-comandante das operações do grupo Ahlu-Sunnah wal Jama’a (ASWJ), Abu Kital.
Em comunicado, o Estado-Maior General das Forças Armadas de Moçambique revela que ‘’na sequência das operações em curso de combate contra acções terroristas’’ na província de Cabo Delgado, em conjunto com ‘’forças amigas’’, foi ‘’abatido o terrorista Abu Kital’’, que ‘’ocupava a posição de vice-comandante das operações dos terroristas do grupo ASWJ, sendo ainda ‘’adjunto de Ibin Omar, também conhecido por Abu Suraka’’.
O grupo ASWJ actua com o apoio do Estado Islâmico (EI) na província de Cabo Delgado, com o objectivo de criar um Estado islâmico na região.
No mesmo comunicado, o Estado-Maior General das Forças Armadas indicou que ‘’na mesma operação foi posto fora de combate o terrorista Ali Mahando que, à semelhança do Abu Kital, ocupava importantes funções no seio do grupo terrorista’’.
Revelou que, pelas 08:30 horas de Moçambique (06:30 horas do Tempo Universal) de terça-feira, ‘’nesse exercício de combate aos terroristas, uma Unidade Motorizada das FADM que se encontrava integrada numa coluna militar com destino à Quiterajo’’ acabou por cair ‘’numa emboscada inimiga e capotou’’ numa ‘’ponteca’’, que se incendiou em seguida, mas ‘’os ocupantes saíram ilesos’’.
O comunicado indicou que ‘’as FADM continuam perenes na segurança e defesa de Moçambique e dos moçambicanos, no entanto, decorrem neste momento acções de recolha de informações de outras movimentações de mais integrantes que serão disponibilizadas oportunamente’’.
Imbondeiro News
Comentários