Cimeira do grupo BRICS decide sua ampliação

 Cimeira do grupo BRICS decide sua ampliação

A ministra sul-africana dos Negócios Estrangeiros, Naledi Pandor, anunciou, quarta-feira, em Joanesburgo, que o grupo das economias emergentes BRICS chegou a um acordo sobre a expansão do bloco e orientações para a adesão de novos membros.

Falando à ‘Ubuntu Radio’, uma estação radiofónica ligada ao seu ministério, Pandor afirmou que ‘’concordamos na questão da ampliação. Adoptamos um documento que estabelece directrizes de princípios e processos para considerar os países que desejam tornar-se membros do BRICS’’.

A chefe da diplomacia sul-africana destacou que ‘’os líderes dos BRICS farão um anúncio mais detalhado antes da conclusão da cimeira” que, segundo a agenda, deve terminar ainda hoje (quinta-feira).

O bloco é actualmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e a sua ampliação tem sido aguardado com grandes expectativas, porque poderá levar a mudanças significativas na actual ordem mundial.

O governo sul-africano revelou que vários países têm manifestado interesse em aderir ao grupo, como Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Bolívia, Cuba, Egipto, Honduras, Indonésia e Irão.

Pandor também informou que este bloco económico estabeleceu uma aliança de mulheres e um fórum para a juventude.

Ela considerou de ‘’extremamente importante que pela primeira vez tivemos dois jovens dirigentes a dirigirem-se aos líderes do BRICS de uma forma muito positiva e inspiradora’’.

Disse que este facto demonstra ‘’as aspirações dos jovens dos países BRICS relativamente ao papel que esperam que desempenhem no desenvolvimento dos jovens’’.

A governante falou ainda do Conselho Empresarial desta aliança ter apresentado o seu relatório anual ‘’e, mais uma vez, observou-se uma série de áreas de acordo, especialmente um enfoque nas pequenas e médias empresas’’.

Ela salientou que ‘’o que é realmente interessante este ano, é que todo o mundo quer participar’’ nesta organização.

A Reuters cita Pandor a dizer que ‘’parece que o BRICS se tornou um conceito que se enraizou no discurso popular e estamos a ver o crescimento dos sectores interessados e o governo está interessado, todos os governos, para garantir que se veja esta maior elaboração’’.

A chefe da diplomacia sul-africana concluiu que ‘’dada a sua dimensão, estamos a falar de milhares de pessoas a juntarem-se e penso que isto é absolutamente incrível’’.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados