Presidente Mnangagwa anuncia prolongamento das eleições gerais por um dia

 Presidente Mnangagwa anuncia prolongamento das eleições gerais por um dia

O Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, comunicou, quarta-feira, à nação que as eleições gerais vão ser prolongadas por um dia, face a atrasos verificados em algumas mesas de voto, que não conseguiram abrir a tempo.

A AFP reporta quemuitas urnas, principalmente em Harare, a capital zimbabweana, não puderam abrir às 07:00 locais, devido a atrasos na entrega dos materiais necessários para o evento, incluindo boletins de voto.

A agência Efe também escreve que algumas das assembleias de voto só abriram após as 16:00 horas.

Antes do Presidente Mnangagwa anunciar o prolongamento do escrutínio, a Comissão Eleitoral do Zimbabwe já tinha apontado para esta possibilidade.

Os resultados deste escrutínio devem ser conhecidos dentro de cinco dias.

Concorreram para à Presidência da República 12 candidatos, dos quais apenas dois é que têm hipóteses de vencer, que são o actual chefe de Estado e líder da ZANU-PF, e Nelson Chamisa, da Coligação de Cidadãos pela Mudança (CCC).

De acordo com a lei eleitoral zimbabweana, caso nenhum dos candidatos consiga mais de 50 por cento dos votos, será realizada uma segunda volta, entre os dois candidatos mais votados, no dia dois (02) de Outubro próximo.

As eleições vão escolher um Presidente, um parlamento e representantes dos governos municipais.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados