União Europeia aprova mais 20 milhões de euros para apoiar a força ruandesa em Cabo Delgado

 União Europeia aprova mais 20 milhões de euros para apoiar a força ruandesa em Cabo Delgado

Categoria: Sociedade

O Conselho da União Europeia aprovou, esta segunda-feira, a pedido do governo moçambicano, para um apoio adicional de 20 milhões de euros, com vista a financiar a presença do contingente da Força de Defesa do Ruanda, na província de Cabo Delgado.

O contingente, que está naquela parcela do país desde Julho de 2021 para combater o terrorismo, viu este ano o número de efectivos a aumentar para cerca de cinco mil homens.

Sucede, no entanto, que a Bélgica optou por se abster, por encarar que a decisão, “embora apoie a luta contra o terrorismo e desejando adoptar uma abordagem construtiva e de apoio dentro da UE”, pretende “sublinhar a importância do respeito pela Carta das Nações Unidas”.

O Conselho da EU referiu que o valor ora aprovado se destina a financiar a aquisição de equipamento pessoal e a cobrir os custos de transporte aéreo necessário para manter o contingente ruandês, na província.

O alto representante da política externa do bloco europeu, Josep Borrell salientou que “a presença da força militar ruandesa tem sido instrumental para conseguir avanços e mantém-se como fundamental, especialmente tendo em conta a recente retirada da Missão Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SAMIM)”.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados