Zimbabwe no décimo lugar entre principais exportadores de minerais em África

 Zimbabwe no décimo lugar entre principais exportadores de minerais em África

Apesar das sanções impostas pelos Estados Unidos da América e seus aliados ocidentais, o Zimbabwe conseguiu arrecadar, o ano passado, na indústria mineira, uma receita de 9, 77 mil milhões de dólares norte-americanos (mais de 615, 50 mil milhões de meticais), o que permitiu este país a ocupar o décimo lugar entre os principais exportadores de recursos naturais no continente africano.

Um relatório publicado recentemente pela Economist Intelligence Unit, uma pesquisa e análise do Economist Group, Mining Zimbabawe, aponta que este pais vizinho de Moçambique espera melhorar ainda mais a sua posição se, até finais deste ano, conseguir alcançar a sua meta de 12 mil milhões de dólares eua em receita no sector da indústria mineira.

“Se o Zimbabwe alcançar a meta, vai melhorar ainda mais a sua posição na lista,” segundo o grupo Mining Zimbabwe.

A agência noticiosa New Ziana diz que apesar das sanções decretas pelos Estados Unidos e seus aliados do Ocidente, o Zimbabwe está ligeiramente a seguir o Gana, que exportou, no mesmo período, 10,92 mil milhões de dólares.

O Zimbabwe possui uma variedade de recursos mineiros, incluindo platina, crómio, carvão e ouro. Também tem o maior depósito de lítio em todo o continente e no mundo, estimado em 11 milhões de toneladas.

A África do Sul, que possui depósitos de ouro, manganésio e platina, está no topo da lista, com uma produção avaliada em 124.96 mil milhões de dólares eua.

A segunda posição é ocupada pela Nigéria que, em 2022, amealhou uma receita de 52,69 mil milhões de dólares. A New Ziana, citando Mining Zimbabwe, revela que depois da Nigéria, aparece a Argélia, com uma receita proveniente de hidrocarbonetos. ‘

A Angola está em quarto lugar. Possui vários minerais, incluindo diamantes, ouro e petróleo. Gerou uma receita de 32, 04 mil milhões de dólares eua.

“Apesar de ocupar a quinta posição, a Líbia teve uma receita anual considerada modesta, avaliada em 27, 03 mil milhões de dólares.

“O Egipto possui uma variedade de recursos minerais, incluindo ouro, cobre e prata. A sua receita anual situou-se em 23, 22 mil milhões de dólares,” segundo o grupo Mining Zimbabwe.

Na lista, o Gana segue Egipto. A sua produção mineral provém sobretudo de ouro, calcário e ferro. No período em análise, gerou uma receita de 14, 97 mil milhões de dólares.

A República Democrática do Congo ocupou o oitavo lugar. Possui jazidas de ouro, cobre e cobalto. A sua receita foi de 13, 69 mil milhões de dólares.

O Gabão, que foi classificado em nono lugar, possui manganésio, ferro e urânio. Em 2022, segundo o grupo Zimbabwe Mining, produziu uma receita de 10, 92 mil milhões de dólares eua.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados