Mais de 12.000 cidadãos estrangeiros aguardam julgamento nas prisões sul-africanas

Categoria: Sociedade
O ministro dos Serviços Correccionais da África do Sul, Pieter Groenewald, anunciou, esta sexta-feira, na cidade do Cabo, que 12.037 estrangeiros, incluindo moçambicanos, aguardam julgamento nas prisões sul-africanas, por violarem a lei sobre a imigração no país.
Citado pelo jornal Sunday times, Groenewald informou que o número de estrangeiros que esperam julgamento representa apenas 19 por cento do total da população encarcerada nas prisões sul-africanas.
O governante fez este anúncio durante uma sessão de perguntas e respostas na Assembleia Nacional (NA, na sigla em inglês), o parlamento sul-africano, sobre se tencionava iniciar acordos bilaterais com os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para deportar estrangeiros presos, a fim de aliviar a superlotação das prisões do país.
Groenewald afirmou que “neste momento não existem acordos bilaterais com os países vizinhos por a África do Sul não possuir legislação que regule e facilite a transferência de cidadãos estrangeiros detidos, incluindo sul-africanos encarcerados no exterior, para cumprir as suas penas nos seus países de origem”.
As cadeias sul-africanas suportam uma população de 104.000 presos.
Imbondeiro News
Comentários