Governo prevê construir 12 mil casas até 2029

Categoria: Sociedade
O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Fernando Eliasse, anunciou, hoje, em Maputo, que o governo prevê construir 12.000 casas até 2029, a fim de fazer face aos “desafios persistentes” nas áreas de habitação e urbanismo, em resultado do surgimento de assentamentos informais e bairros clandestinos, nos centros urbanos do país.
Numa mensagem alusiva aos 30 anos do Fundo de Fomento de Habitação, Eliasse disse que “nos próximos cinco anos idealizamos construir 12.000 casas, nos projectos habitacionais da cidade de Maputo e de Vilankulo, que irão disponibilizar mais de 6.000 habitações “.
Admitiu “desafios persistentes nos sectores da habitação e urbanismo, apontando para o crescimento descontrolado de assentamentos informais e bairros clandestinos” nos grandes centros do país.
O governante acrescentou que “o nosso país enfrenta desafios persistentes no campo da habitação e do urbanismo”, vincando que “embora o governo tenha implementado diversos projectos, o défice habitacional continua a crescer, atingindo proporções desafiantes que se tornam difíceis de gerir”.
O crescimento demográfico é estimado em 2,5 por cento anuais, o que impõe desafios de construção de “novas centralidades urbanas”, assumindo que o desenvolvimento de infra-estruturas urbanas pode melhorar a qualidade da vida dos moçambicanos.
Moçambique ambiciona alcançar, nos próximos cinco anos, a meta de 49.000 talhões urbanizados, com acesso a água potável, energia, saneamento e “zonas reservadas para serviços públicos”.
Imbondeiro News
Comentários