Moçambique regista a quarta maior taxa de natalidade em raparigas e população a duplicar em 25 anos

Categoria: Sociedade
Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) coloca Moçambique no quarto lugar numa lista de paises com maior taxa de natalidade, em raparigas de 15 a 19 anos, em todo o mundo e prevê a duplicação da população, em 25 anos.
Intitulado “Situação da População Mundial 2025”, o relatório, apresentando esta terça-feira, em Maputo, pelo Fundo das Nações Unidas para a População (FNUP), refere que a taxa de natalidade na adolescência, entre 2001 e 2024, atingiu 158 em cada mil raparigas, seguindo a República Centro-Africana, com 184, Guiné Equatorial, 176, e Angola, 163.
Salienta que a taxa de fertilidade é de 4,6 filhos por mulher, que compara com 5,0 em Angola, 5,8 no Níger e na República Centro-Africana, e 5,9 na Somália e na República Democrática do Congo.
O documento estima que a população moçambicana ronde, este ano, os 35,6 milhões de pessoas, dos quais 44 por cento, com idade até 14 anos, e apenas três por cento, acima de 65 anos.
A fonte aponta o prazo para duplicação da população actual de 25 anos, apenas ultrapassado pela Ucrânia, 19 anos, Síria, 20 anos, Somália, 21 anos, Sudão, República Democrática do Congo e Níger, 22 anos, e Iémen, 24 anos.
A representate do FNUAP em Moçambique, Nélida Rodrigues, afirma que 65 anos é a esperança média de vida para mulheres, enquanto para homens, 61.
Rodrigues considera “realidade urgente”, na qual “milhões de pessoas querem ter filhos, mas enfrentam obstáculos como insegurança económica, desigualdade de género e falta de acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva”.
Imbondeiro News
Comentários