Consultora britânica Oxford Economics prevê “aumento acentuado da inflação este ano

 Consultora britânica Oxford Economics prevê “aumento acentuado da inflação este ano

Categoria: Economia

A consultora britânica Oxford Economics diz que a inflação vai manter-se, em média, nos 4,4 por cento, este ano, avisando para um “aumento acentuado” em 2026 ano, devido à provável desvalorização da moeda nacional, o metical.

Analistas do departamento africano da Oxford Economics referem que, “devido às escassas reservas cambiais, ao aumento da dívida pública e à sobrevalorização da moeda, prevemos que as autoridades serão pressionadas a desvalorizar a moeda em 2026, pelo que antecipamos um aumento acentuado da inflação nesse ano”.

Esta empresa de consultoria britânica ilustra que, em Junho de 2025, o nível geral de preços subiu 4,15 por cento, em relação ao mesmo período de 2024.

Explica que este valor está “de acordo com a previsão de 4,4 por cento para o total deste ano”, observando ainda que, “apesar de os preços no consumidor terem disparado no início de 2025, devido às manifestações, espera-se que a inflação abrande no resto do ano”.

Justifica que esse abrandamento será sustentado, principalmente, pela tendência de queda dos preços do petróleo, que tem permitido a redução dos custos de transporte.

Os analistas acrescentam que o abrandamento na subida dos preços dos alimentos “reflecte provavelmente a retoma da actividade económica e a reabertura gradual das cadeias de abastecimento”.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) refere que o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou, em Junho, uma inflação homóloga de 4,15 por cento, face aos 4,0 por cento em Maio e 3,99 por cento em Abril.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados