Mais de 48.000 casos de tuberculose registados apenas em seis meses no país

 Mais de 48.000 casos de tuberculose registados apenas em seis meses no país

MSF teams are working on increasing the capacity of Lichinga Provincial Hospital’s existing Cholera Treatment Centre (CTC) to 50 beds. Our teams are also reinforcing health promotion messages, carrying out hygiene product distributions and donations, conducting training for health professionals on treatment, as well as increasing infection prevention and control (IPC) measures. In Niassa, according to the Ministry of Health, more than 1,400 cases and 13 deaths have been reported between mid-September 2022 and January 2023 in the five ffected districts: Lichinga – where the provincial capital is located – Lago, Mecanhelas, Mandimba and Sanga.

Categoria: Saúde

As autoridades sanitárias anunciaram, hoje, em Maputo, que o país registou mais de 48.000 casos de tuberculose, nos primeiros seis meses deste ano, apontando como causa o aumento da propagação da doença a falta e financiamento.  

O secretário permanente do Ministério da Saúde, Ivan Manhiça, reconheceu que “Moçambique continua a enfrentar uma elevada carga desta doença, muitas vezes associada ao HIV, afectando principalmente as populações mais vulneráveis”.

Manhiça considerou urgente a redução dos 48.000 casos da epidemia, apontando para isso o envolvimento de “jovens cientistas, líderes locais e todos os sectores da saúde e educação”.

Por sua vez, a responsável pelo Programa Nacional de Controle de Tuberculose, Benedita José, situou que a doença afecta cerca de 361 pessoas por cada 100 mil habitantes, referindo que “com estimativas reais, esperamos reportar cerca de 121 mil casos de tuberculose por ano”.

O governo assume que o corte de financiamento internacional é outra causa do aumento de casos da doença, em algumas regiões do país.

José sublinhou que “algumas áreas de saúde em algumas províncias começam a ter um aumento do número de casos, seguindo o ritmo antes de termos interrupção do financiamento da USAD. Tivemos uma paragem na implementação das actividades a nível das comunidades, o que era uma das componentes que mais contribuía com os casos de tuberculose nas unidades sanitárias”.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados