Alerta sobre contínuo rapto de pessoas com albinismo para fins supersticiosos

 Alerta sobre contínuo rapto de pessoas com albinismo para fins supersticiosos

Categoria: Sociedade

A Associação de Apoios a Albinos de Moçambique (AlbiMoz) alertou, esta quarta-feira, sobre o contínuo rapto de pessoas com albinismo para fins “superisticiosos” e apelou à disponibilização de óculos protectores solares pelo Serviço Nacional de Saúde.

O delegado Regional Centro e Norte da  AlbiMoz, Cristiano Carlos Cumbane, afirmou que “temos a questão do rapto das pessoas com albinismo para fins superisticiosos e muitas das vezes essa questão é facultada pela habitação que as pessoas têm. Os locais de habitação que as pessoas com albinismo têm no meio rural não oferecem alguma segurança”.

Cumbane indicou que a falta de habitação condigna facilita os raptos de pessoas com albinismo, que posteriormente são esquartejadas e retirados os órgãos genitais, usados para “fins obscuros”.

A associação tem em manga uma iniciativa denominada “Albinismo com Dignidade”, que visa mapear zonas de ocorrência deste fenómeno e um projecto “Casa Segura”, com o qual pretende construir 100 habitações seguras e condignas para pessoas albinas.

A AlbiMoz pediu ao governo a assegurar a disponibilizacao de óculos e protectores solares no Serviço Nacional de Saúde, de modo a melhorar a vida da pessoa com albinismo.

Cumbane alertou para a fraca cobertura dos cuidaos de saúde à pessoa com albinismo, sobretudo nas zonas rurais.

Em algumas regiões de Moçambique, as pessoas com albinismo têm sido vítimas de perseguições, violência e discriminação, por causa de mitos e supersitições, que incluem o uso de órgãos ou ossadas em rituais, por isso são colocadas entre os principais alvos de violações de direitos humanos.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados