Coluna militar volta a escoltar viaturas na estrada nacional número 380 em Cabo Delgado

Categoria: Sociedade
O governador da província nortenha de Cabo Delgado, Valige Tauabo, confirmou, esta sexta-feira, em Pemba, capital provincial, que a circulação de viaturas na estrada nacional número 380 está a ser feita em coluna militar, face a ataques levados a cabo por grupos de insurguntes contra automobilistas.
Em declarações à agência portuguesa de notícias Lusa, Tauabo afirmou que “começou na terça-feira”, garantindo que a escolta em coluna militar é diária e visa responder aos anseios dos empresários locais, no troço da N380, concretamente entre Macomia e Awasse, alvo de ataques nas últimas semanas.
O governante explicou que “é uma questão de segurança. Os automobilistas queriam conforto. Achámos que se poderia restabelecer a coluna”.
Lembrar que o presidente do conselho empresarial de Cabo Delgado pediu, há dias, a retoma de escoltas militares em alguns troços, devido a cobranças ilícitas por supostos terroristas na província.
Mamudo Iracle, da Confederação das Associações Económicas (CTA), afirmou aos jornalistas que “até este momento estamos a contabilizar 104 viaturas” interceptadas, até ao dia 12 de Julho, é um número maior, aterroriza, porque o resgate é maior, os valores variam de 200 a 300 mil meticais, imagina se você não tem este valor, a viatura vai em cinza”.
Além da cobrança de dinheiro, como condição para circular, há também aumento de raptos em vias que ligam os distritos mais a norte da província.
Imbondeiro News
Comentários