Retomado diálogo sobre reajuste salarial com trabalhadores a exigirem alivio do sufoco do custo de vida

 Retomado diálogo sobre reajuste salarial com trabalhadores a exigirem alivio do sufoco do custo de vida

Categoria: Economia

O diálogo sobre o reajuste salarial, envolvendo representantes do governo, empregadores e sindicatos, entrou, hoje no seu terceiro dia consecutivo, com os trabalhadores a exigirem o alívio do ‘sufoco’ causado pelo elevado custo de vida, no país.

A reactivação da Comissão Consultiva do Trabalho marca o reinício de um processo suspenso, em Abril deste ano, face aos efeitos das manifestações pós-eleitorais na economia do país.

Enquanto as partes procuram uma saída airosa, a massa laboral exige um reajuste salarial que alivie o peso do crescente custo de vida.

A proposta sindical avançada, para o efeito, aponta para um salário mínimo universal de 42 mil meticais, valor que, segundo a Organização dos Trabalhadores de Moçambique – Central Sindical (OTM-CS), permitiria cobrir as despesas básicas de uma família.

Os empregadores reconhecem as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores, mas também acautela em relação às propostas de aumento.

Esperam-se que as conversações abram espaço para um possível consenso entre as partes, pese embora o desfecho é tido como incerto, devido a desafios que este país acumula e elevam-se as expectativas sociais.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados