Cerca de 25 milhões de sul-africanos, dos 63,1 milhões, são desempregados

 Cerca de 25 milhões de sul-africanos, dos 63,1 milhões, são desempregados

Categoria: Economia

Os dados mais recentes da Statistics South Africa indicam que a taxa oficial de desemprego na África do Sul subiu para 33,2 por cento, o equivalente a 25 milhões de pessoas, dos 63,1 milhões, apenas no segundo trimestre de 2025, de 32,9 por cento, nos primeiros três meses do ano em curso.  

Os mesmos dados apontam que os desempregados representaram aproximadamente 59,8 por cento de toda a população activa sul-africana, durante o segundo trimestre de 2025.

A fonte diz que olhando para todos os 63,1 milhões de pessoas, isto significa que pelo menos 40 por cento da população do país vizinho vivem sem alguma ocupação.

O grande número dos que não trabalham, combinado com os cerca de 21,3 por cento da população activa, significa que uma grande proporção de sul-africanos depende mais dos 16,8 milhões de indivíduos desempregados.

O Statistics South Africa sugere que o elevado rácio de dependência, em que uma pequena e relativamente proporção da população é economicamente activa e apoia uma maioria de desempregados.

Reben Coetzer, porta-voz para Free SA, entende que isso pode ser considerado como sendo uma grande pressão sobre os serviços sociais, finanças públicas e os próprios indivíduos que têm alguma ocupação, o que assinala grandes desafios para o país criar mais postos de trabalho e permitir maior participação dos sul-africanos na economia.

Em declarações ao portal informativo IOL News, Coetzer alerta que o elevado índice de desemprego pode causar vários problemas, incluindo pobreza, desigualdades, tensão social e falta de oportunidades para um maior segmento da população, especialmente os jovens.

Ele observa que “não nos podemos dar palmatória a nós mesmos, ao permitir que 0.3 por cento da taxa de desempregados continue a aumentar rapidamente”, sublinhando ainda que “em termos reais, estamos estagnados, enquanto milhões são desempregados”.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados