Presidente Chapo convida empresários argelinos para investirem na refinação de gás natural

 Presidente Chapo convida empresários argelinos para investirem na refinação de gás natural

O Presidente da República, Daniel Chapo, convidou, este sábado, em Argel, capital da Argélia, empresários argelinos para investirem na refinação do gás em Moçambique, referindo que o país está a tornar-se num dos “grandes produtores” deste recurso em África e no mundo.

Num encontro com empresários argelinos, no âmbito da sua visita de quatro dias à Argélia, Chapo afirmou que “procuramos parcerias na refinação do gás, petroquímica e aproveitamento do gás para industrialização”.

Um comunicado da Presidência da República, cita o chefe de Estado a dizer que “estamos neste momento com cinco projectos de exploração deste recurso”.

Adiantou que está na Argélia também para falar de “oportunidades concretas de negócio”, convidando empresários daquele país africano a investir em Moçambique, que é uma “porta de entrada” à África Austral e para o Oceano Índico.

Ele apontou que “o nosso objectivo é construir parcerias empresárias sólidas e mutuamente vantajosas em linha com a visão africana de integração, no quadro da zona de comércio livre continental. Estamos abertos a acolher empresários argelinos, nossos irmãos, que queiram investir e crescer connosco em Moçambique”.

O Presidente da República destacou os cinco projectos de exploração de gás natural em curso no país, quatro dos quais na província de Cabo Delgado, norte do país, que são “uma das maiores descobertas de gás a nível do mundo”.

Insistiu que “gostaríamos de fazer esses negócios de prestação de serviços a estes projectos com os nossos irmãos argelinos, pela confiança que nós temos, também já têm conhecimento bastante avançado e isso vai nos permitir crescermos juntos”.

Referiu que o país tem projectos de exploração de gás na província de Inhambane, no sul do país, e na zona norte, com envolvimento da petrolífera italiana ENI, a francesa TotalEnergies e a norte-americana ExxonMobil.

Além do sector de hidrocarbonetos, Chapo convidou também aos empresários argelinos a investirem nos sectores de energia e na indústria farmacêutica, referindo que Moçambique tem a Argélia como o “único exemplo de referência” em África na área farmacêutica.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados