Número de deslocados subiu para mais de 5.000 pessoas nos últimos dias em três distritos de Cabo Delgado

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) diz que subiu para 5.770 pessoas o número de deslocados causados pelos recentes ataques, levados a cabo por grupos de terroristas, nos últimos dias, em três distritos da província de Cabo Delgado, norte do país.
Um relatório do terreno da OIM, com dados de até 15 de Setembro, aponta que esta “escalada” de ataques e “aumento de medo e violência” se registou entre 25 de Agosto e 11 de Setembro, nos distritos de Mocimboa da Praia, Montepuez e Muidumbe.
O documento refere que em quatro dias houve um aumento de 1.500 deslocados, sublinhando ainda que do total actual (5.770), pelo menos 20.601 são crianças, 235 idosos e 131 mulheres grávidas.
A OIM destaca que assistência alimentar, abrigo, itens não alimentares e serviços de protecção constam entre “as necessidades mais urgentes”, indicando que 1.462 pessoas se refugiaram em Mueda, entre outros destinos.
A organização recorda que em Julho, ataques armados registados na parte sul de Cabo Delgado provocaram mais de 57.000 deslocados no distrito de Chiúre.
Imbondeiro News
Comentários