Museu da História Natural de Maputo reabre ao público esta próxima segunda-feira

O Museu da História Natural de Maputo, na província meridional do mesmo nome, vai reabrir ao público, esta próxima segunda-feira, após mais de dois anos de trabalhos de reabilitação, avaliada em cerca de 4,2 milhões de euros, financiada pela Itália.
Um comunicado da embaixada italiana em Maputo confirmou a reabertura do museu, fundado em 1911, no centro da capital moçambicana, considerado “um dos monumentos mais emblemáticos” do país.
A nota acrescenta que o museu foi encerrado em Outubro de 2023 para permitir as obras de requalificação, tendo-se beneficiando de “profundas intervenções, desde a sua estrutura arquitectónica, museológica e museográfica”.
A fonte acrescenta que a requalificação deste museu, conduzida por “uma equipa multidisciplinar de especialistas italianos e moçambicanos”, ligados à Universidade Sapienza, em Roma, capital da Itália, resulta de um financiamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação para o Desenvolvimento daquele país europeu, na ordem de 4.250.000 euros.
“O projecto, que inclui igualmente a criação de um Centro de Conservação da Biodiversidade, foi coordenado pelo Polo Museale, da Universidade de Sapienza de Roma, em parceria com a Estação Zoológica Anton Dohrn e a ONG We Wordl”, segundo o comunicado.
Entre as intervenções arquitectónicas realizadas, inclui a instalação de painéis solares e um elevador, um novo sistema de iluminação, recuperação do tecto e um sistema de climatização e construção de casas de banho internas.
O museu também se beneficiou de “uma operação de ‘re-branding’ e actualização visual, incluindo a criação de um novo logótipo que moderniza a sua imagem institucional, mantendo a ligação à identidade histórica”
Contempla ainda uma sala para exposições temporárias, uma livraria e uma cafeteria, além da construção de rampas de acesso para pessoas com deficiência, incluindo a modernização de toda a estrutura do edifício do museu.
Imbondeiro News
Comentários