Administração Nacional das Áreas de Conservação vai contratar 351 guardas para parques e reservas

 Administração Nacional das Áreas de Conservação vai contratar 351 guardas para parques e reservas

A Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) acaba de anunciar a abertura de um concurso público, visando a contratação de 351 novos guardas florestais, que irão reforçar a fiscalização em oito parques e reservas protegidas do país.

A entidade explica que o Parque Nacional de Maputo, no sul do país, inscrito este ano na lista do Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, é uma das áreas prioritárias, devendo recrutar 77 guardas, incluindo fiscais.

O Parque Nacional do Limpopo, na província de Gaza, também no sul do país, lidera a lista, com 102 novas colocações, seguido pela Reserva Especial do Niassa, no norte, com 66 guardas, e o Parque Nacional de Mágoè, em Tete, no centro, com 53.

O concurso prevê reforços para o Parque Nacional do Zinave e de Bazaruto, ambos em Inhambane, no sul, com 20 e 19, respectivamente, de Banhine, em Gaza, com nove, e de Chimanimani, em Manica, no centro, com cinco.

A ANAC explica que o concurso visa reforçar a estratégia do governo para aumentar a capacidade de vigilância e resposta contra a caça furtiva e outras ameaças à biodiversidade.

Dados oficiais indicam que o país, que conta com cerca de 1.000 guardas e fiscais, precisa de pelo menos 2.500 profissionais.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados