Até Dezembro deverão estar concluídas as obras de interligação eléctrica entre Moçambique e Malawi

 Até Dezembro deverão estar concluídas as obras de interligação eléctrica entre Moçambique e Malawi

O presidente do Conselho de Administração da empresa Electricidade de Moçambique, Joaquim Henriques Ou-chim, garante que, até Dezembro deste ano, deverão estar concluídas as obras de interligação eléctrica entre este país e o vizinho Malawi.

Este projecto, com uma taxa de execução de 85 por cento, visa integrar o Malawi na rede eléctrica da África Austral.

Ou-chim refere que a conclusão do projecto do lado moçambicano estava prevista para este mês de Outubro, mas, devido às manifestações pós-eleitorais, as obras paralisaram por cerca de quatro meses.

Insiste que “as obras vão terminar ainda este ano. Até Dezembro teremos o projecto concluído, para que possamos ficar interligados com o Malawi, um dos países da África Austral que, até ao momento, não está ligado à rede”.

O responsável adianta que o progresso dos trabalhos é visível no terreno e que os principais materiais já se encontram disponíveis, assegurando ainda que “85 por cento das obras e grande parte dos materiais já está disponível, por isso temos a certeza de que até ao final do ano a linha Moçambique-Malawi estará concluída”.

Do lado de Moçambique, o projecto prevê a construção de um total de 337 torres, que são fundamentais para a transmissão de energia ao país vizinho.

O projecto, orçado em 9,7 mil milhões de meticais, é financiado pelo Banco Mundial, pelo Banco Alemão e pelo Banco Europeu.

O comunicado diz que quando esta linha for concluída vai permitir adicionar 120 MegaWatts (MW) à rede do Malawi, o que vai reforçar a integração energética regional e impulsionar o desenvolvimento económico dos dois países.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados