Governo aprova plano de contingência para época chuvosa 2025/2026

O governo diz que tem menos de metade dos 14 mil milhões de meticais necessários para o seu plano de contingência para a época chuvosa 2025/2026, aprovado, esta terça-feira, em Maputo, e admite que 1,2 milhões de pessoas poderão ser afectadas por aquele fenómeno natural.
O porta-voz do Conselho de Ministros, Inocêncio Impissa, afirma que “estamos a falar de cerca de seis mil milhões de meticais, disponíveis em meios, equipamentos e algum dinheiro”.
O órgão admite três cenários, que poderão afectar pelo menos um milhão a quatro milhões de pessoas.
Impissa aponta que, “feita a análise das previsões climáticas sazonais e a interpretação para a hidrologia, agricultura e saúde, o governo adopta um plano de contingência que responda a um cenário de ocorrência de ventos fortes, inundações urbanas, seca, cheias e ciclones”.
O plano, segundo a fonte, tem “um défice de oito mil milhões de meticais, que se espera ser reduzido através de outras fontes de financiamento, como o seguro paramétrico, implementação de acções antecipadas à seca, cheias e ciclones, e doações em espécie ou em numerário”.
As autoridades alertaram recentemente para ocorrência de cheias de “grande magnitude” no país e inundações durante a presente época das chuvas, que se iniciou este mês.
Imbondeiro News
Comentários