Banco Africano de Desenvolvimento Africano visita projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa

Uma delegação do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) visitou, há dias, o projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa, na província central de Tete, para discutir a proposta de apoio da instituição às garantias de risco parcial e acompanhar de perto o desenvolvimento daquela infra-estrutura.
A missão era composta pelo gestor regional do BAD, especialistas de energia, de investimento, engenheiros, analistas financeiros, de mudanças climáticas, de género, procurement e ambientalistas.
Uma nota do Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa (GMNK) indicou que “durante a visita, os especialistas do banco visitaram o local onde será erguida a futura barragem de Mphanda Nkuwa, de modo a compreender melhor o estágio de implementação do empreendimento, particularmente os aspectos ambientais e sociais, bem como interagir com as autoridades provinciais, bem como a Hidroeléctrica de Cahora Bassa”.
O documento salientou que “os encontros tiveram como pontos de agenda a revisão das acções prévias exigidas pelas principais instituições governamentais e partes interessadas, tendo em conta o estágio e a conformidade dos estudos, o roteiro de mobilização de recursos, assim como a avaliação dos riscos e revisão dos instrumentos relacionados”.
Nos encontros, “o banco afirmou não ter dúvidas que o projecto irá avançar e que será um empreendimento estratégico para Moçambique e para a região”.
Lembrar que o BAD e GMNK assinaram um acordo em 2022, em Acra, capital do Gana, visando a prestação de serviços de consultoria para o desenvolvimento do projecto Hidroeléctrico, de 1.500 Megawatts e infra-estruturas associadas de transporte de energia.
Imbondeiro News
Comentários