Coronel Randrianirina toma posse hoje como Presidente de Madagáscar

O coronel do exército malgaxe, Michael Randrianirina, que liderou a junta militar que tomou o poder em Madagáscar, é empossado, hoje, como Presidente daquela ilha do Canal de Moçambique.
Randianirina vai assumir o cargo, após a fuga do chefe de Estado malgaxe, Andry Rajoelina, no culminar de semanas de protestos anti-governamentais, exigindo a sua demissão.
Um comunicado de próximos do Presidente deposto, confirmou, pela primeira vez, que ele “deixou o país”, entre os dias 11 e 12 de Outubro, depois de ter sido alvo de “ameaças explícitas e extremamente graves contra a sua vida”.
Randrianirina, de 51 anos, disse à comunicação social que não foi um golpe de Estado, porque “um golpe de Estado é quando os soldados entram no palácio presidencial com armas e em que há sangue”.
A União Africana (UA) anunciou a suspensão de Madagáscar e o secretário-geral das Organizações das Nações Unidas, António Guterres, mostrou-se “profundamente preocupado” com o que classificou como “mudança inconstitucional do poder” naquele país da SADC.
Entretanto, o novo líder malgaxe prometeu eleições num prazo de 18 a 24 meses e garantiu estar a preparar “um processo de consultas para encontrar um primeiro-ministro o mais rápido possível”.
Crítico do poder, Randrianirina esteve preso por vários meses, a partir de Novembro de 2023, acusado de instigar motins para elaborar um golpe de Estado.
Imbondeiro News
Comentários