Zimbabwe socorre ao vizinho Botswana com um carregamento de anti-retrovirais
As autoridades do Zimbabwe acabam de enviar um carregamento de anti-retrovirais (ARV) para o Botswana, com vista a ajudar aquele país a fazer face à escassez destes fármacos no seu programa de combate ao HIV.
Um comunicado da embaixada do Botswana em Harare, capital zimbabweana, diz que o carregamento inclui 20 por cento, como parte de doação, e 80 por cento como um empréstimo.
A embaixadora do Botswana no Zimbabwe, Sarah Molosiwa, descreve a ajuda de “um gesto vital de solidariedade”entre os dois países da região austral.
O Ministério da Saúde e Bem-Estar do Botswana já confirmou a chegada dos fármacos à Gaberone, a capital tswana, esperando, no entanto, que este gesto ajude ao país a estabilizar a sua cadeia do fornecimento, depois de atrasos que causaram preocupações entre os pacientes e as unidades sanitárias.
Este carregamento de emergência mostra a crescente capacidade farmacêutica e logística do Zimbabwe, que está a envidar esforços, no sentido de incrementar a sua capacidade de manufacturação e auto-suficiência do sector sanitário.
Imbondeiro News
Comentários