Trabalhadores do município de Maputo cumprem hoje o seu terceiro dia consecutivo da greve

Os trabalhadores do município de Maputo, capital moçambicana, na sua maioria da área de salubridade, entraram, hoje (quarta-feira), no seu terceiro dia consecutivo de uma greve, que exige aumento salarial e enquadramento na nova Tabela Salarial Única (TSU).
Desde segunda-feira, os grevistas concentraram-se na Praça da Independência, exactamente em frente do edifício-sede do município de Maputo, donde abandonarão se forem satisfeitas as suas exigências.
As autoridades municipais instalaram uma força constituída por membros da Polícia de Protecção e Municipal, à entrada da sede do governo da capital moçambicana, com vista a prevenir desordem.
Dizem que vão retomar as suas actividades somente se tiverem uma resposta satisfatória, sobretudo depois de tentativas de vários meses para uma solução do problema.
Uma das exigências dos grevistas é sobre a não actualização dos seus salários, isto desde 2019, situação que tem vindo a piorar, por a maioria da classe ganhar cerca de quatro mil meticais.
Os representantes dos grevistas mantiveram um encontro com membros da direcção do município, mas até aqui os resultados ainda não são conhecidos.
Imbondeiro News
Comentários