Hospital Central da Beira realiza com sucesso a primeira cirurgia em paciente com cancro do colo do útero
O Hospital Central da Beira (HCB), na província central de Sofala, anuncia ter realizado, com sucesso, a sua primeira cirurgia de Histerectomia Radical com Esvaziamento Ganglionar, um procedimento cirúrgico complexo, praticado no âmbito da oncologia ginecológica.
O HCB refere que a paciente, diagnosticada com cancro do colo do útero, foi submetida à remoção do útero juntamente com o tumor.
Explica que esta intervenção teve como objectivo não apenas eliminar o foco principal da doença, mas também remover os locais por onde o tumor pode disseminar as suas metástases, como a gordura em volta do útero e os gânglios linfáticos pélvicos.
O médico obstetra e onco-ginecologista do HCB, Edgar Sebastião, afirma que “a cirurgia durou cerca de seis horas e, graças a Deus e a toda a equipa envolvida, tudo correu bem”.
Sebastião acrescenta que a paciente se encontra actualmente em recuperação e sob acompanhamento contínuo na unidade hospitalar.
Esta cirurgia é considerada um avanço na resposta do hospital ao tratamento de doenças oncológicas em mulheres, bem como reafirma o seu compromisso com a excelência e inovação na prestação de cuidados especializados.
Imbondeiro News
Comentários