Hidroeléctrica de Cahora Bassa investe 446 milhões de meticais para construção de hospital distrital
A vila municipal de Estima, sede do distrito de Cahora Bassa, na província central em Tete, passará a contar, nos próximos seis meses, com um hospital local, com uma capacidade de cerca de 65 camas.
A primeira pedra para a construção desta futura unidade sanitária foi lançada esta quarta-feira, e é avaliada em 446 milhões de meticais.
O futuro hospital, da iniciativa de HCB, é construído no âmbito da celebração dos 50 anos daquele empreendimento hidroeléctrico.
A população local é hoje obrigada a percorrer para a vila de Songo, cerca de 25 quilómetros, em busca de cuidados médicos adequados.
O presidente do Conselho de Administração da HCB, Tomás Matola, afirmou que o novo hospital contará com capacidade para cerca de 65 camas e oferecerá serviços essenciais, incluindo consultas externas, bloco operatório, maternidade, enfermarias, morgue, lavadeira e uma casa mãe-espera.
Esta unidade hospitalar vai responder às necessidades de quatro distritos circunvizinhos, reforçando assim o Sistema Nacional de Saúde.
A província de Tete passará, com este novo hospital, a contar com 166 unidades de saúde, ampliando a rede de atendimento e aproximando os serviços das comunidades que mais precisam.
Imbondeiro News
Comentários