Seis milhões de meticais passa a ser o novo limite anual para pagamentos no exterior com cartões bancários

 Seis milhões de meticais passa a ser o novo limite anual para pagamentos no exterior com cartões bancários

O Banco de Moçambique (BM) acaba de impor novos limites para pagamentos efectuados no exterior, mediante cartões bancários emitidos no país, que passam a ser de seis milhões de meticais anuais.

A medida aplica-se a todas as instituições de crédito supervisionadas pelo BM, bem como a pessoas singulares e colectivas, residentes ou não.

Os titulares de cartões bancários somente poderão realizar pagamentos no exterior, até um limite anual de seis milhões de meticais.

Explica que este valor abrange todas as transacções realizadas no sistema bancário nacional, independentemente do número de cartões que o utilizador possua ou dos canais utilizados para efectuar pagamentos, incluindo levantamentos no estrangeiro.

Determina ainda que, atingido o limite anual, todas as instituições de crédito devem proceder ao bloqueio automático dos cartões do respectivo titular para operações no exterior.

O Banco de Moçambique determina que poderá autorizar limites superiores, mediante pedido devidamente fundamentado apresentado pelo titular junto de uma instituição de crédito à sua escolha.

As instituições de crédito são também obrigadas a comunicar aos seus clientes sempre que estes atinjam metade do limite anual, atinjam o limite total ou tenham os cartões bloqueados.

A medida entra imediatamente em vigor e terá uma vigência inicial de 12 meses. 

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados