Mais de 22 mil pessoas vacinadas em aoenas cinco contra mpox na província do Niassa
O médico-chefe da província do Niassa, no norte de Moçambique, Amândio Viola, informou, esta quarta-feira, em Lichinga, a capital provincial, que 22.022 pessoas foram vacinadas contra a varíola do macaco, ou mpox, em apenas cinco dias, naquela região, considerada o epicentro da doença.
Viola acrescentou que “tínhamos uma meta a atingir de 22.796 do grupo-alvo. Fizemos um balanço positivo, porque conseguimos alcançar uma meta de 22.022 pacientes vacinados”.
A campanha, que arrancou em 27 de Novembro e prolongou-se até esta última segunda-feira, abrangeu 16 distritos da província, incluindo Lago, Marrupa, Cuamba, Lichinga, Majune, Maúa e Metarica, todos com pelo menos um caso confirmado.
A vacina Imvanex, com 23.500 doses, foi administrada em contacto dos casos confirmados, entre garimpeiros, guardas de fronteira, funcionários da migração e “grupos de frente, entre os quais profissionais de saúde e colaboradores de saúde comunitários.
Viola disse que a província do Niassa não regista casos suspeitos activos nas últimas duas semanas, após 660 suspeitos registados desde Julho, 80 dos quais foram positivos para a doença.
As autoridades sanitárias vão continuar com a campanha de sensibilização, além de manter a vigilância, principalmente em regiões próximas de países vizinhos com casos confirmados.
Imbondeiro News
Comentários