Acordo sobre criação de bloco económico entre República Democrática do Congo e Ruanda

Categoria: Economia
Os governos da República Democrática do Congo (RDC) e do Ruanda chegaram, há dias, em Washington, nos Estados Unidos da América, a um entendimento para a criação de uma estrutura de integração económica regional, inserido no âmbito do acordo de paz, assinado em Junho, entre os dois lados.
A conclusão dos princípios deste pacto abre caminho para libertar o “potencial económico da região dos Grandes Lagos e alcançar maior prosperidade e paz duradoura”, segundo refere o Gabinete de Assuntos Africanos do Departamento de Estado norte’americano.
Uma mensagem publicada nas redes sociais explica que os princípios acordados incluem a coordenação conjunta em áreas como a energia, infra-estruturas, mineração, gestão de parques nacionais, turismo e saúde pública.
O acordo de paz assinado entre os dois governos em Junho, sob a mediação do Presidente norte-americano, Doanld Trump, visa pôr fim a mais de três décadas de tensões bilaterais e atrair investimento multimilionário para a região.
Os dois governos comprometeram-se a lançar um quadro de integração económica regional no prazo de 90 dias.
“Estes marcos representam um progresso na promoção da segurança, da cooperação económica e da procura conjunta da paz e da prosperidade no âmbito do acordo de paz”, segundo o conselheiro de Trump para África, Massad Boulos, citado nas redes sociais.
Imbondeiro News
Comentários