África do Sul anuncia segurança máxima para Cimeira dos BRICS

As autoridades sul-africanas anunciaram, quinta-feira, a tomada de medidas de segurança máxima para a cimeira do grupo BRICS, a ter lugar entre 22 e 24 deste mês, na cidade de Joanesburgo.
Em conferência de imprensa, o co-presidente da Estrutura Nacional Conjunta de Segurança e Inteligência (Natjoints, em em inglês). Tebello Mosikili, revelou que ‘’o plano de segurança contempla vários sectores, incluindo transportes, acomodação, controle de tráfego, segurança marítima, fronteiras terrestres e aéreas’’.
Mosikili anunciou que ‘’mobilizámos o máximo de recursos de todos os departamentos governamentais envolvidos no planeamento deste evento, juntamente com várias agências da lei e ordem, que incluirá mais agentes no terreno’’.
Avisou que ‘’quaisquer ameaças ou interrupções serão tratadas decisivamente dentro do âmbito da lei’’.
A cimeira vai contar com a presença de vários chefes de Estado, com a excepção do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, que se fará representar pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrovy.
Além de ‘’alta visibilidade policial a pé, motorizada, a cavalo, e com patrulhas aéreas’’, o acesso ao centro de convenção de Sandton, o local da cimeira, será limitado para os moradores desta área.
Mosikili acrescentou que o ‘’ espaço aéreo, num raio de duas milhas náuticas e cinco mil pés acima do nível do mar do local da conferência, será restrito entre 08:00 horas de domingo e às 00:00 de quinta-feira, 24 de Agosto’’.
O governante também indicou que ‘’essa restrição também vigora para aparelhos aéreos não tripulados (drones)’’, sublinhando, no entanto, que ‘’a África do Sul está apta para garantir um evento seguro’’.
Imbondeiro News
Comentários