África do Sul convida 67 líderes do Sul Global para cimeira do grupo BRICS

 África do Sul convida 67 líderes do Sul Global para cimeira do grupo BRICS

A ministra sul-africana dos Negócios Estrangeiros, Naledi Pandor, anunciou, hás dias, que a África do Sul convidou 67 líderes do Sul Global para participarem na próxima cimeira do grupo BRICS, a ter lugar entre 22 e 24 deste mês, na cidade de Joanesburgo, centro económico do país.

A imprensa sul-africana escreve, citando Pandor, a confirmar que “o Presidente Cyril Ramaphosa convidou, com o apoio consensual dos seus homólogos dos países BRICS, 67 líderes de África e do Sul Global”.

Falando em uma videoconferência de imprensa acerca dos preparativos da cimeira, a governante afirmou que “os líderes convidados vêm de todos os continentes e regiões do Sul Global”, dos quais, segundo a ministra, 34 já confirmaram a sua presença.

O Presidente Ramaphosa, de acordo com Pandor, também convidou 20 “dignitários”, incluindo o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, e Presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat.

Os Presidentes do Brasil, Índia, China e África do Sul estarão presentes nesta magna reunião do bloco, enquanto a Rússia será representada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov.

O Presidente Vladimir Putin, que enfrenta mandato de captura emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), vai acompanhar a cimeira através de meios virtuais.

Apesar de o Presidente francês, Emmanuel Macron, ter manifestado interesse em tomar parte do encontro, não foi convidado para esta reunião.

A publicação francesa l’Opinion anunciou que Macron pediu ao Presidente sul-africano para participar da cimeira, pedido que surpreendeu Ramaphosa.

Entretanto, a Declaração de Joanesburgo será o principal documento adoptado nesta reunião, de acordo com Pandor.

“Após relatórios do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB- sigla em inglês), do Conselho Empresarial do BRICS e da Aliança Empresarial das Mulheres do BRICS, espera-se que a cimeira adopte a Declaração de Joanesburgo como o principal documento do encontro do BRICS de 2023“.

Analistas sugerem que a declaração espera reflectir as opiniões dos países membros do bloco e sobre problemas regionais, globais, financeiros e económicos.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados