África do Sul preocupada com a deportação pelos Estados Unidos de criminosos para eSwathini

 África do Sul preocupada com a deportação pelos Estados Unidos de criminosos para eSwathini

Categoria: Sociedade

O governo sul-africano expressou, esta terça-feira, a sua “profunda preocupação” com a chegada ao vizinho reino de Eswathini de um grupo de criminosos deportados dos Estados Unidos da América, onde foram condenados por várias ofensas, incluindo assassinatos.

Chrispin Phiri, porta-voz para o ministro das Relações Internacionais sul-africano, Ronald Lamola, afirmou que “estes indivíduos têm o seu impacto adverso na  segurança nacional da África do Sul e na política de imigração, dada a proximidade geográfica entre os dois países irmãos”.

Phiri frisou que a África do Sul apresentou estas preocupações todas ao reino de Eswatini, após confirmar-se que o grupo de várias nacionalidades já se encontra no reino de eSwathini.

Além destes, receia-se que mais criminosos sejam deportados para este país vizinho, o que preocupa a segurança da região.

Phiri indicou que vai colaborar com a Organização Internacional de Migração para facilitar a trânsito destes criminosos para os seus países de origem, onde não são desejados.

O portal informativo independente sul-africano IOL News revelou, há dias, que o defensor dos direitos humanos de eSwathini, Sibusiso Nhlabatsi, terá pedido ao tribunal superior para que tivesse acesso aos cinco criminosos “perigosos” condenados dos Estados Unidos, deportados para este pais da SADC, o que redundou num fracasso.

Os cinco homens são de Vietnam, Jamaica, Laos, Yemen e Cuba.

Foram condenados por violação de crianças, assassinatos, assalto à mão armada e por serem membros de uma rede cujos países negam recebê-los.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados