Alunos destroem parte de uma escola na cidade de Nampula contra pagamento de testes

Categoria: Sociedade
Alunos da escola secundária de Corosse, na cidade de Nampula, capital da província com o mesmo nome, no norte de Moçambique, destruíram, esta quinta-feira, uma parte do estabelecimento, em protesto contra o pagamento de 70 meticais como requisito para realizar testes.
O director provincial de Educação em Nampula, William Tunzine, afirmou que “tivemos um episódio não muito bom, tivemos alguns meninos que se revoltaram por conta de algumas contribuições que estavam sendo feitas pela escola, para o pagamento dos testes provinciais”.
Os alunos, segundo Tunzine, ergueram barricadas e destruíram equipamentos no interior da escola.
A fonte acrescentou que foram dadas instruções para que nenhuma escola cobrasse aos estudantes para a realização dos testes provinciais, que se realizam a cada três meses.
O responsável indicou que “alguns já haviam iniciado com a cobrança dos meninos. Orientámos a estes directores para que devolvessem o dinheiro cobrado, sobretudo as escolas que estão dentro da cidade de Nampula”.
Quando os serviços se preparavam para devolver o referido valor, os alunos “começaram a criar barricadas dentro da escola e destruíram alguns móveis de carteiras e partiram vidros”.
De acordo com a direcção, pelo menos 2.100 alunos daquele estabelecimento de ensino já tinham pago o valor das provas provinciais.
Imbondeiro News
Comentários