Antiga prisão da PIDE em Maputo vai ser tranformada em museu-hotel
O edifício Vila Alegre, que serviu da antiga prisão da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) português, durante o período colonial, vai ser transformado em museu-hotel, após vários anos de abandono.
Um anúncio de adjudicação diz que o Ministério dos Combatentes entregou à empresa Giluba-Lin o projecto de “elaboração, requalificação do edifício e exploração de actividade museu-hotel do edifício denominado por Vila Alegre”.
O documento explica que a obra no edifício, localizado no centro da cidade de Maputo, e em avançado estado de degradação, prevê um concurso em duas partes.
Decorado por mosaicos com motivos naturalistas, todas as entradas da vivenda estão entaipadas e o seu interior, como em anos anteriores, serve de abrigo para pessoas sem-tecto.
No edifício sobram apenas paredes, tectos e telhados, como também histórias sombrias do período colonial.
Hoje é classificado como imóvel de interesse arquitectónico.
Construído em 1934 e ampliado em 1950, a PIDE confiscou o edifício e passou a usá-lo como local de tortura de combatentes pela independência do país.
O poeta moçambicano, José Craveirinha (1922-2003) retrata nos seus poemas “Não sei se é uma medalha”, de 1967, e nas duas versões de “Vila Algarve”, de 1988 e 1998, sobre o período em que esteve ali detido, com passagem pelo interrogatório da PIDE.
Imbondeiro News
Comentários