Ataque terrorista causa mais de 1.500 deslocados na província de Niassa

Categoria: Sociedade
O ataque perpetrado, nesta última segunda-feira, por um grupo de supostos terroristas, em Macalange, na província de Niassa, norte de Moçambique, causou mais de 1.500 deslocados e desaparecimento de várias pessoas, o que agrava ainda mais a situação de insegurança na região.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) diz que as mais de 15.000 pessoas fugiram das localidades de Mbamba e Macalange, face aos recentes ataques lançados a cabo por grupos armados em áreas protegidas da Reserva Especial do Niassa.
A OIM acrescenta que algumas famílias deslocadas foram acolhidas na escola Básica 16 de Junho, em Mecula, enquanto outras ficaram alojadas em casas de familiares e membros da comunidade.
Cesaltino Vilanculo, coordenador interino do Cluster de Coordenação e Gestão de Centros de Acomodação, alerta para o elevado número de deslocados no norte do país.
Em declarações à WD África, Vilanculo refere que este deslocamento forçado é parte de um cenário mais amplo da instabilidade, que continua a afectar várias regiões no norte do país.
A OIM, em coordenação com o Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres, Serviço Distrital de Planeamento e Infra-estruturas e demais parceiros estão a levar a cabo várias acções, como registo para que as famílias possam ter acesso à assistência, distribuição de alimentos, abrigos temporários e provisão dos serviços básicos.
Afirma ainda que muitas mulheres, principalmente crianças, estão numa situação de trauma, havendo assim a necessidade de algum apoio psicossocial.
Imbondeiro News
Comentários