Banco central diz que o risco soberano de Moçambique permanece em “nível severo”

 Banco central diz que o risco soberano de Moçambique permanece em “nível severo”

Categoria: Economia

Um relatório do Banco de Moçambique (BM) diz que o risco soberano do país permaneceu em “nível severo” em 2024, e prevê a sua manutenção, devido à “pressão” do endividamento público.

O risco soberano refere-se ao risco de um governo não conseguir cumprir suas obrigações financeiras.

O relatório referente à estabilidade financeira, do banco central, refere que “em 2024, o risco soberano continuou no nível severo, que é explicado pela manutenção do rácio do crédito ao governo sobre crédito total e do rácio da dívida pública sobre o Produto Interno Bruto em níveis elevados”.

Moçambique teve uma dívida pública total superior a 16.328 milhões de dólares eua, em 2024, contra 15.202 milhões de dólares em 2023, de acordo com o documento, citado pela Lusa.

A fonte avança que “relativamente ao risco soberano, prevê-se que se mantenha no nível severo, face à pressão sobre o endividamento público interno, que continua a agravar-se”.

Por outro lado, aponta que relativamente ao “risco sistémico” na banca “permanece no nível moderado”, devido à “manutenção dos riscos soberano, de crédito, de liquidez e de rendibilidade e solvência”.

O documento conclui que “contrariamente a esta tendência, registou-se o agravamento do risco macroeconómico e a redução do risco de mercado”.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados