Distrito de Quissanga sem infra-estruturas do Estado devido a ataques terroristas

 Distrito de Quissanga sem infra-estruturas do Estado devido a ataques terroristas

Categoria: Sociedade

O administrador de Quissanga, em Cabo Delgado, Sidónio Lindo, disse, esta quarta-feira, em Pemba, capital da província, que não existem condições de funcionamento no distrito, por grupos de terroristas terem destruído todas as infra-estruturas do Estado naquela região do norte do país.

Falando aos jornalistas, à margem de uma sessão do Observatório de Desenvolvimento em Cabo Delgado, Lindo referiu que “o distrito não tem sequer uma infra-estrutura para a administraação pública funcionar”.

Ele frisou que “os terroristas deitaram abaixo todas as infra-estruturas e isto impacta negativamente no funcionamento da administração pública no distrito”, acrescentando que “como consequência disso, estamos a trabalhar na cidade de Pemba há um ano”.

O governante admitiu que “os esforços estão sendo feitos, de modo a garantir o regresso a breve trecho, mesmo que seja com base em tendas”.

Lindo apontou que o objectivo passa necessariamente por tentar reabilitar algum espaço para progressivamente ter os serviços do Estado a funcionar de novo no distrito.

“Estamos apostados para ver se ainda este ano conseguimos, pelo menos, reabilitar uma infra-estrutura, para voltarmos e ter o distrito sob o controlo. Sobretudo, para a retoma da máquina administrativa”.

Por outro lado, indicou ainda que duas aldeias de Quissanga, próximas ao distrito de Macomia, estão totalmente abandonadas, devido à movimentação de terroristas.  

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados