Estádio da Machava passa agora a chamar-se Estádio da Independência

Categoria: Sociedade
O Estádio da Machava, nos arredores da cidade de Maputo, passa a chamar-se Estádio da Independência Nacional, segundo anunciou, esta quarta-feira, o Presidente da República, Daniel Chapo.
Chapo fez o anúncio durante uma intervenção alusiva às celebrações dos 50 anos da independência, justificando que a decisão se deve a transformação do espaço numa “referência do patriotismo e de cidadania”.
O Presidente vincou que “julgamos que os moçambicanos sentir-se-ão orgulhosos de olhar para este estádio, não somente como uma referência arquitectónica e ícone no desporto, mas como o verdadeiro berço da nossa independência”.
Acrescentou que a decisão visa registar “de forma indelével o acontecimento mais marcante da história do povo moçambicano, a independência nacional”, para transformar o estádio numa “referência do patriotismo e cidadania, no presente e para as gerações vindouras”.
Com capacidade de 45.000 pessoas, o estádio não estava sendo utilizado nos últimos tempos, devido à falta de condições e, com esta primeira intervenção, espera-se que a Confederação Africana de Futebol (CAF) o aprove para acolher provas internacionais.
Foi precisamente mesmo neste local onde o primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel, proclamou a independência, em 25 de Junho de 1975.
Imbondeiro News
Comentários