FMI prevê que o grupo BRICS vai liderar crescimento das maiores economias em 2025

Categoria: Economia
As projecções do Fundo Monetário Internacional (FMI) admitem que o grupo BRICS, integrando agora 10 países, deve liderar o crescimento entre as principais economias globais, em 2025.
O relatório World Economic Outlook, publicado há dias pelo FMI, apontam a Índia, China e Brasil como entre os destaques, enquanto a Rússia apresenta desaceleração temporária.
Descreve que o Brasil, por exemplo, projecta um avanço de 2,3 por cento, mantendo estabilidade após o crescimento de 3,4 por cento em 2024, o que supera a média das economias avançadas.
Diz que a Rússia cresceu 4,3 por cento em 2024, devendo desacelerar este ano, para 0,9 por cento, o que reflecte restrições comerciais e ajustes fiscais.
O documento mostra que a Índia está na dianteira como a economia de maior expansão, com crescimento projectado de 6,4 por cento, em 2025, após já ter avançado 6,5 por cento, em 2024.
O FMI justifica como factores-chave para esse desempenho a força do mercado interno e a consolidação de investimentos em infra-estrutura.
O relatório refere que a China, a segunda maior economia do mundo depois dos Estados Unidos da América, deve crescer 4,8 por cento, em 2025, ligeiramente acima da média global.
Este crescimento é impulsionado pelo consumo doméstico e por políticas de estímulo industrial, mesmo com as políticas de ataque do Presidente norte-americano, Donald Trump.
O FMI menciona a vizinha África do Sul, outro membro do bloco, que terá crescimento modesto, de 1,0 por cento, devido ao seu desempenho recente.
Imbondeiro News
Comentários