Governo afasta hipótese de proteger filhos da governadora de Manica

 Governo afasta hipótese de proteger filhos da governadora de Manica

O governo afasta toda a possibilidade de proteger os filhos da governadora da província central de Manica, Francisca Domingos Tomás, que, apesar de uma medida visando suspender a mineração, eles continuaram com as actividades de exploração.

O semanário Evidências escreve que Filomena Domingos Francisco Tomás e Inocêncio Agostinho Francisca Fainda, sócios de uma cooperativa de mineração artesanal, são apontados como sendo os únicos operadores que desobedeceram à orientação do governo, mantendo intactas suas actividades.

A exploração mineira na região foi suspensa, devido a níveis elevados de poluição dos rios, atentando a saúde humana e dos animais e os ecossitemas.

As autoridades reafirmaram que não haverá tratamento especial para nenhum cidadão, independentemente do seu grau de parentesco com titulares de cargos públicos.

“Francisca é Francisca e os filhos são filhos”, diz o governo, distanciando a governadora das acções atribuídas aos seus descendentes e reforçando que estes agirão por sua conta e risco.

A fim de reafirmar o princípio de igualdade perante a lei e desencorajar práticas que põem em causa o Estado, as autoridades asseguram que todos os envolvidos serão responsabilizados legalmente.

O governo enfatiza ainda a necessidade de disciplina e responsabilização individual, lembrando que ter um cargo público não isenta nenhum cidadão ou seus familiares de responder pelas infracções cometidas.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados