Holanda também anuncia a retirada do apoio ao projecto de gás na bacia do Rovuma em Cabo Delgado

 Holanda também anuncia a retirada do apoio ao projecto de gás na bacia do Rovuma em Cabo Delgado

 Evocando mesmas razões de alegados “crimes de guerra” contra a petrolífera francesa TotalEnergies, a Holanda acaba também de anunciar a retirada do seu apoio ao projecto de Gás Natural Liquefeito (GNL), na bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado, no norte do país.

Trata-se do segundo pais a abandonar aquele megaprojecto, depois de a Grã-Bretanha, na semana passada, somando assim em conjunto de 2,2 mil milhões de dólares eua que serão retirados, depois de ambos justificarem que teriam contratado empresas para investigar preocupações relacionados com os direitos humanos à volta do empreendimento liderado TotalEnergies.

O governo britânico comunicou que estava revogando seu apoio de 1,15 mil milhões de dólares ao projecto, avaliado em 20 mil milhões de dólares.

A mesma decisão vem agora a ser seguida pela Holanda que também informou que retirou um pedido de seguro de exportação de 1,1 mil milhões de dólares para o projecto.

O Ministério das Finanças holandês disse que a Atradius Dutch State Business autorizou um seguro de exportação, no valor de 1,3 mil milhões de dólares por meio de duas apólices, sendo que a maior delas foi rescindida a pedido da própria empresa.

Esta movimentação tem como antecedentes uma queixa-crime apresentada pela organização europeia de direitos humanos ECCHR contra a Total, alegando-a de que foi cúmplice de tortura e desaparecimentos forçados, supostamente cometidos por soldados moçambicanos, acusação rejeitada categoricamente pela empresa e pelo governo de Moçambique.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados