Lançado fundo de 40 de milhões de dólares para crédito a pequenas e médias empresas

O Presidente da República, Daniel Chapo, lançou, hoje, em Maputo, o fundo de garantias mutuárias, financiado em 40 milhões de dólares norte-americanos, para atribuir crédito a pelo menos 15 mil micro pequenas e médias empresas, no país.
Falando na cerimónia do lançamento deste fundo, Chapo afirmou que “este instrumento não é apenas um mecanismo financeiro, é uma ponte para a retoma da economia moçambicana. Contamos que com estes 40 milhões de dólares norte-americanos sejam financiados cerca de 15 mil pequenas e médias empresas, na sua maioria de jovens”.
O chefe de Estado salientou que o fundo, que conta com um financiamento inicial do Banco Mundial, é uma oportunidade de transformar sonhos em negócios e ideias em empregos para a juventude moçambicana, “principalmente para as mulheres”.
Explicou que “uma das preocupações que ouvimos de forma recorrente, em todas as conferências anuais do sector privado, é a dificuldade de acesso ao financiamento”.
Acrescentou que “as altas taxas de juro têm sido barreiras quase intransponíveis para as pequenas e médias empresas, que representam o coração do tecido empresarial, daí a criação deste fundo, dedicado às pequenas e médias empresas, que fazem 90 por cento da dinamização da nossa economia, da geração de renda, do emprego e principalmente para a juventude”.
O Banco Comercial de Investimentos e os sul-africanos Standard Bank e Absa Bank vão implementar este fundo.
Chapo pediu mecanismos “céleres, transparentes e inclusivos” para que este fundo chegue rapidamente “a quem dele mais necessita”.
Imbondeiro News
Comentários