Mais de 800 professores regressaram aos distritos afectados pelo terrorismo em Cabo Delgado

O director provincial de Educação e Desenvolvimento Humano em Cabo Delgado, Ivaldo Quincardete, anunciou, quinta-feira, em Pemba, o regresso de mais de 800 professores aos distritos afectados pelo terrorismo na província, o que mostra que está a haver melhoria da segurança na região.
Falando na sessão da abertura da terceira reunião provincial de planificação do sector de Educação, na capital de Cabo Delgado, Quincardete afirmou que o distrito de Mocímboa da Praia conta com 407 professores regressados, Palma, 205, e Quissanga, 203, todos os três afectados pelos ataques terroristas.
O responsável anunciou a retoma, ainda neste ano lectivo, de 61 escolas que haviam sido encerradas, devido à violência nos três distritos.
“Saúdo aos professores que mesmo em situações adversas impostas pelas calamidades naturais e ataques terroristas trabalham sem medir esforços e sacrifícios para garantir que o processo de ensino e aprendizagem decorra num ambiente seguro”, referiu.
Entretanto, dados do ministério de Educacao apontam para um total de 104 escolas, 382 salas de aulas, 54 blocos administrativos, 23 residências de professores e cinco edifícios dos serviços distritais de educação destruídos por grupos armados na região.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) situa em um milhão de pessoas que abandonaram as suas zonas origem e o projecto de registo de conflitos estima em 4.000 mortes.
Imbondeiro News
Comentários