Ministro sul-africano do Interior confirma detenção de mais de 100 imigrantes traficados

 Ministro sul-africano do Interior confirma detenção de mais de 100 imigrantes traficados

O ministro do Interior sul-africano, Aaron Motsoaledi, confirmou hoje a detenção de um refugiado etíope, por alegadamente se envolver no tráfico de mais de 100 imigrantes ilegais, a partir de uma residência localizada na área de Primrose, em Germistion, a leste do centro de Joanesburgo.

No que parece tratar-se de um sindicato de traficantes de humanos, o ministro Motsoaledi anunciou que também caíram em poder das autoridades policiais quatro malawianos.

O governante informou que a neutralização desses indivíduos faz parte de uma operação a ‘pente fino’ contra ilegais, no país.

Disse que o proprietário da residência não deu detalhes sobre a presença dos homens, limitando-se a dizer que ele estava apenas a gerir o local, que acomoda apenas a etíopes.

Os quatro malawianos trabalhavam como cozinheiros dos etíopes traficados, incluindo adolescentes de 19 anos.

‘’Estas pessoas foram trazidas aqui para depois serem distribuídas para vários estabelecimentos comerciais’’, de acordo com constatações do ministro, citado pelo jornal The Star.

Acrescentou que a casa é suficiente para acomodar mais de 100 pessoas e as vítimas deste sindicato eram mantidas dentro da residência. 

‘’Os documentos deste refugiado foram renovados quatro vezes e seu estatuto expira em 2026. Portanto, ele está a usar de forma abusiva os documentos e vamos lidar com este problema’’, prometeu.

O The Star citou o governante a afirmar que ‘’o cabecilha do grupo é um etíope com o estatuto de refugiado, mas ele está a usar o estatuto de forma abusiva’’.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados