Moçambicano morto na África do Sul por linchamento

 Moçambicano morto na África do Sul por linchamento

Um homem, de 53 anos, foi morto recentemente por linchamento, na aldeia de Humulani, nos arredores da cidade de Phalaborwa, na província sul-africana do Limpopo, que se limita com a sulista moçambicana de Gaza.

O porta-voz policial, Coronel Malesela Ledwaba, é citado pelo matutino sul-africano The Star, a confirmar que o perecido, de nome André Zitha, era de nacionalidade moçambicana.

A vítima encontrou a morte, pouco depois de ter sido neutralizada por uma furiosa multidão, em conexão com alegações de roubo e abate de gado bovino, na zona.

A polícia apurou que Zitha teria sido conduzido à uma unidade hospitalar local, onde acabaria por sucumbir a ferimentos graves.

O Comissário Provincial da polícia em Limpopo, Tenente General Thembi Hadebe, condenou o acto, como também ordenou a criação de uma força policial, com vista a neutralizar os que se envolveram na morte deste nacional.

Por outro lado, advertiu que a sua corporação não vai tolerar aos que recorrerem a actos macabros contra suspeitos criminosos.

Maputo, Maio 2023 (Imbondeiro News)

Comentários

Artigos relacionados