Moçambique quer construir 97 infra-estruturas de justiça até 2029

Categoria: Sociedade
O Presidente da República, Daniel Chapo, prometeu, esta quarta-feira, em Chimoio, capital da província central de Manica, a construção de 97 infra-estruturas de justiça e 10 estabelecimentos penitenciários até 2029, com vista a aproximar as instituições de lei aos cidadãos e diminuir a superlotação das prisões.
Falando na inauguração de três tribunais distritais de Manica, o Presidente Chapo anunciou que “estabelecemos uma meta para o quinquénio de 97 infra-estruturas de justiça a serem construídas até 2029, mas também pretendemos construir 10 estabelecimentos penitenciários”.
O chefe de Estado explicou que estas instalações vão “permitir as instituições de justiça a aproximar-se dos seus reais beneficiários, que são os cidadãos de todos os distritos” do país, além de “dar mais dignidade no tratamento aos reclusos, diminuindo a sobrelotação das cadeias”.
Adiantou que estas infra-estruturas vão juntar-se às mais de 70 já existentes no país.
Dados do Ministério da Justiça referem que Moçambique se debate com a sobrelotação nas cadeias, albergando cerca de 21.000 presos, para uma capacidade instalada de 4.498 pessoas.
Imbondeiro News
Comentários